Eleita Comissão de Treinadores do Comité Olímpico de Portugal

A Comissão de Treinadores do Comité Olímpico de Portugal (COP) foi eleita esta segunda-feira em reunião presidida por Vicente Moura, responsável máximo do COP, anunciou hoje o organismo.
A comissão vai agora iniciar a sua colaboração com o Departamento de Apoio ao Projecto Olímpico (DAPO), tal como previsto no contrato-programa de desenvolvimento desportivo estabelecido entre o COP e o Instituto do Desporto de Portugal (IDP).
O novo órgão representativo trabalhará conjuntamente com as já existentes Comissão Multidisciplinar e Comissão de Atletas como interlocutores do DAPO.
Os treinadores das diversas federações dispõem assim de um instrumento de comunicação directo com a coordenação do Projecto Olímpico, relatando eventuais dificuldades na execução dos planos de preparação dos atletas dos Projectos Olímpico Pequim2008 e Esperanças Londres2012.
Os sete membros eleitos para a Comissão de Treinadores, representando as respectivas Federações, são Valentyn Melnychuk (Basquetebol), Rui Caçador (Futebol), Pedro Almeida (Ginástica), Rui Magalhães (Natação), José Santos (Remo), Fernando Gomes (Ténis de Mesa) e Luís Nunes (Trampolins).
Na primeira reunio, a realizar no próximo dia 2 de Julho, os eleitos cooptarão o presidente da Comissão.
Diário Digital / Lusa

Mais de 2500 atletas no Dia Olímpico 2007 em Rio Maior


Os presidentes da Câmara Municipal de Rio Maior e do Comité Olímpico de Portugal apresentaram hoje à Imprensa as Comemorações do Dia Olímpico de 2007, que vão realizar-se na Cidade Olímpica no próximo fim-de-semana, com a participação de mais de 2500 atletas de 20 modalidades.
Silvino Sequeira recordou a já longa ligação entre a cidade ribatejana e o C.O.P., que teve início em 2002 com a criação do Centro de Preparação Olímpica, e realçou a perspectiva de bater em 2008 o número de atletas do concelho presentes nos Jogos Olímpicos de Pequim, alguns dos quais (Susana Feitor, João Vieira, Vera Santos e Inês Henriques) estiveram presentes no encontro com os jornalistas.
Vicente Moura recordou os valores em causa nas celebrações do Dia Olímpico, nomeadamente os princípios do Olimpismo, as regras, o fair-play e a formação desportiva, considerando-as uma «preparação espiritual» para os Jogos Olímpicos, ao lembrar que alguns dos primeiros participantes nesta manifestação, já disputaram depois o Festival da Juventude Europeia e em seguida os Jogos Olímpicos de Atenas.
«Por isso – admitiu – é muito provável que alguns que vão ter o seu baptismo neste Dia Olímpico venham a participar no F.O.J.E. e mais tarde nos Jogos Olímpicos, talvez os de Londres 2012».
O presidente do C.O.P. também sublinhou o facto de pela primeira vez um dos patrocinadores do Comité e do Movimento Olímpico Internacional, a Samsung, se associar a estas comemorações na qualidade de sponsor oficial. A Samsung oferece um receptor de MP3 aos atletas de cada uma das 20 Federações, que mais se destaquem.
Programa
As Celebrações do Dia Olímpico têm início marcado para o final da tarde de sexta-feira, dia 22 de Junho, com a cerimónia do acender da pira olímpica, junto ao Centro de Estágio, seguido do hastear da Bandeira Olímpica e do toque do Hino Olímpico.
No sábado, dia 23, a partir das 9h00 decorrem as provas de 16 das 20 modalidades envolvidas, nas instalações do Complexo Desportivo de Rio Maior, recentemente distinguidas com o Troféu IOC/IAKS de Bronze de 2007.
Este prémio é atribuído anualmente pelo Comité Olímpico Internacional (C.O.I.) e pela Associação Internacional de Instalações Desportivas e Recreativas (I.A.K.S.) para distinguir instalações exemplares para a prática do desporto e lazer.
As provas de Ténis decorrem em Caldas da Rainha, as de Canoagem e Remo em Óbidos e as de Trampolins em Santarém.
Embora no domingo de manhã, ainda estejam previstas provas de Esgrima e Basebol, as cerimónias encerram no sábado à noite no Pavilhão Polidesportivo com um desfile dos participantes, discursos de encerramento, actuações da Tuna Académica da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, de Classes de Ginástica, da banda musical Morangada e, por fim, com uma largada de fogo de artifício.

Corrida do Dia Olímpico 2007

Lagos recebe provaA Corrida do Dia Olímpico de 2007 vai realizar-se no dia 23 de Junho, num percurso de cinco quilómetros, traçado nas ruas da cidade de Lagos, com partida e chegada ao Estádio Municipal, com organização do Comité Olímpico de Portugal, Câmara Municipal de Lagos, Federação Portuguesa de Atletismo e Associação de Atletismo do Algarve.O atleta olímpico Nuno Merino (Trampolins), patrocinado pela McDonald's, estará presente na Corrida 2007 em Lagos, acompanhado de Atletas Olímpicos Algarvios Ana Dias, Jorge Costa, Ezequiel Canário e Carlos Cabral.No final da Corrida, todos os participantes irão formar as argolas olímpicas no relvado do Estádio, vestindo t-shirts com as cinco cores dos anéis olímpicos.Em simultâneo com a Corrida realiza-se um passeio, denominado Caminhada Olímpica, pelas ruas de Lagos, igualmente na distância de cinco quilómetros. O evento inclui um espaço de actividades desportivas nas modalidades olímpicas, uma área de actividades de fitness e um espaço saúde onde ser realizará um rastreio Cardiovascular.Podem participar na prova todos os indivíduos de ambos os sexos, de boa saúde, interessados na divulgação do movimento olímpico.Pelo seu carácter participativo, a Corrida do Dia Olímpico não atribui prémios aos primeiros atletas chegados à meta, mas todos os participantes da Corrida do Dia Olímpico e da Caminhada Olímpica receberão um diploma de presença e uma t-shirt alusiva ao evento.

Trampolins: Inês Brito apurada para a Competição Internacional por Grupos de Idades



Inês Brito alcançou, na cidade de Santarém, o "passaporte" para participar na Competição Internacional por Grupos de Idades, na modalidade de Duplo Mini-Trampolim (11-12 anos), a realizar no próximo mês de Novembro no Quebéc (Canadá).
A jovem saltadora da APAGL alcançou o 1º lugar na competição, tendo assim obtido o 2º lugar na classificação final das provas de apuramento. Inês Brito integrará a delegação de Portugal na competição, acompanhada pelo seu técnico Pedro Fernandes. Apesar dos saltadores apurados para esta competição irem representar Portugal integrados na delegação da respectiva Federação, os custos da sua participação são da responsabilidade de cada ginastas e/ou clube. Neste sentido, a concretização da presença da jovem ginasta de Loulé dependerá muito dos apoios que, eventualmente, possa vir a obter.Além de Inês Brito, também estiveram presentes na mesma competição, os saltadores da APAGL, Márcio Correia (4º lugar em DMT) e André Albano (7º lugar em DMT e 8º lugar em TRI). Nenhum destes ginastas conseguiu alcançar o desejado apuramento para o Canadá. No entanto, considerando a qualidade e a idade destes ginastas, julgamos existirem boas perspectivas de conseguirem o apuramento para esta competição mundial no ano de 2009.Também André Fernandes, sénior A na modalidade de DMT, teve uma prova de controle em Santarém para a Selecção Nacional Portuguesa de DMT, visando o Campeonato Mundial da modalidade a realizar igualmente no Canadá (Quebéc City). O saltador de Loulé alcançou o 4º lugar na classificação final. A próxima prova de controlo, a Taça FPTDA, realiza-se já no próximo dia 1 de Julho, na cidade de Loulé.

GAC da Baixa da Banheira – Moita


O Ginásio Atlético Clube da Baixa da Banheira, concelho da Moita, apurou atletas para os Campeonatos do Mundo por Idades de Trampolins, que vão decorrer no Quebéc, Canadá, em Novembro.Os três ginastas do GAC estiveram envolvidos nas provas nacionais de selecção - Cátia Alves e Patrícia Almeida e Humberto Cantante.
“Desde sempre o Ginásio Atlético Clube da Baixa da Banheira, esteve envolvido no apuramento para os Campeonatos do Mundo por Idades de Trampolins que decorrem de 2 em 2 anos.” – sublinha Idalécio Mariani, Técnico que orienta os ginastas do GAC.Este ano o Ginásio Atlético Clube da Baixa da Banheira, conseguu apurar os três ginastas que tiveram envolvidos nas provas nacionais de selecção. São eles Cátia Alves e Patrícia Almeida, no escalão de 13/14 anos, em Duplo Minitrampolim; e Humberto Cantante, no escalão de15/16 anos, em Tumbling.Atletas apurados são Campeões NacionaisRecordamos que Cátia Alves é Campeã Nacional de Minitrampolim e de Duplo Minitrampolim, no escalão de Juvenis. Humberto Cantante é Campeão Nacional de Juniores, em Tumbling; enquanto, Patrícia Almeida foi 3ª classificada, no Campeonato Nacional de Minitrampolim, na categoria de Juvenis.A Competição Mundial por Grupos de Idades, como agora é designada, vai acontecer na cidade do Quebeque, no Canadá, em Novembro.

2007 Ostend World Cup and Flanders Fliffis Cup nominative entries




Approximately 120 trampolinists and tumblers from 20 countries will compete at the World Cup to be held in Ostend, Belgium, on June 29-30, 2007. In addition, nearly 200 athletes from 13 countries will compete at the Flanders Fliffis Cup to be held in parallel to the World Cup. Detailed nominative entry lists attached. AcrobaticSports.com will provide a live coverage of the event.
Ostend, Belgium, will host a trampoline and tumbling World Cup on June 29-30, 2007. The event will be a category A World Cup.
The nominative entry lists of the World Cup and the Flanders Fliffis Cup were released yesterday.
Overall, approximately 120 athletes from 20 countries will compete in the World Cup. These 20 countries include Belgium, Brazil, Canada, China, the Czech Republic, Denmark, Great Britain, Italy, Japan, Moldavia, the Netherlands, Poland, Russia, Slovakia, Spain, Switzerland, Sweden, the Ukraine, the United States, and Uzbekistan.
52 athletes, including 1 reserve, will compete in the men's trampoline event, whereas 37 women, including 1 reserve, will compete in individual trampoline. The synchronized trampoline entry list features 15 entries in the men's and 8 in the women's. 19 male tumblers and 10 female tumblers will battle for the medals.

2007 Chinese Championship kicks off

The 2007 Chinese National Championship in trampoline kicked off today in Xiaoshan, a district of the city of Hangzhou. The event will take place from June 7 through June 12, 2007. It is an important step for the Chinese athletes on the path to the 2008 Beijing Olympics.

This event is held a little more than one month after the first major international trampoline event ever held on Chinese soil, the Kunshan World Cup, where the Chinese athletes dominated to an extent never reached before. In the men's, the top 6 of the preliminaries was trusted by Chinese athletes (Dong Dong, Lu Chunlong, Ye Shuai, Tu Xiao, Que Zhicheng, and Liu Qipeng) if guest athletes were included. In the women's, the Chinese had trusted 4 of the top 5 spots and 5 of the top 7 spots (Huang Shanshan, Zhong Xingping, Li Meng, He Wenna, and Luo Dan). In the finals, the Chinese took both gold medals and both silver medals, a performance never achieved before in 15 years of World Cup competitions.
This 2007 Chinese National Championship will be an important basis to determine which athletes will represent China at the 2007 Quebec City World Championships and at the 2008 Beijing Olympic Games. It was reported to us that due to the importance of the event, the Chinese athletes have been training even much harder than before over the last three weeks.
The top 12 athletes at this competition will go to Shanghai for an Olympic test competition that will take place on June 15-18, 2007, right after the Xiaoshan competition.

Fundão acolhe Nacional de mini-trampolim

DIVULGAR A ACTIVIDADE NA REGIÃO

Nenhum clube da Beira Interior estará representado no Campeonato Nacional, um facto que influenciou a escolha do Fundão para realização das provas. “Escolhemos locais onde a modalidade não é praticada, mas onde existam as estruturas físicas necessárias”, segundo adianta Rui Vinagre, para quem este desporto reflecte as assimetrias do País: “O Interior tem uma prática desportiva muito reduzida, comparativamente ao Litoral”. Uma situação que a FPTDA tenciona contrariar através da realização de provas e estágios em localidades como o Fundão. “É uma forma de suscitar o interesse na prática deste desporto”, explica. Este é o primeiro evento realizado pela Federação na Beira Interior. Segundo Rui Vinagre, o único interessado da região pelo mini-trampolim é a Academia de Judo de Castelo Branco. “Inscreveram-se no nosso site, mas, até ao momento, não conseguimos entrar em contacto com a associação”, conclui.A Câmara, por seu turno, aceitou o desafio “por se enquadrar nas políticas de desenvolvimento do desporto no concelho”, disse Paulo Fernandes, vereador responsável pela pasta do Desporto.



O Pavilhão Municipal Luís de Carvalho, na Cidade Sol, vai receber, no sábado, dia 9 de Junho, o Festival de Ginástica do Barreiro. Esta iniciativa, com início marcado para as 20h00, será, sobretudo, uma amostra do trabalho realizado no âmbito das actividades gímnicas.
São aguardados cerca de três centenas de atletas nesta 4ª edição do Festival, organizado pelo Plano de Desenvolvimento da Ginástica do concelho do Barreiro. Com executantes de todas as idades, esta será uma excelente manifestação da modalidade.
Depois do Desfile de Estandartes e Ginastas, o programa segue esta ordem de apresentações: Escola Quinta Nova da Telha (instituição) - Trampolins (trabalho) - Idalécio Mariani (professor); Associação URPI Lavradio – Ginástica Geral - Carla Almeida; SFAL - Acrobática - João Carvalho e Carina Teles; Bucha e Estica - Aero Kids - Luís Junho; Associação Reformados Barreiro Núcleo de Gin. Sénior 31 Janeiro - Ginástica Geral - Ana Oliveira; “Os Franceses” - Dança Moderna - Clarisse Sim Sim; Associação RI Santo André - Ginástica Geral - Vítor Duarte; Gymnolândia / Fabril - Esquema de Grupo - Pedro Nogueira e Ricardo Santos; Super Pula Gym - Ginástica Aeróbica Desportiva - Andreia Martins; Centro Social de Santo António - Ginástica Geral - Carla Almeida; Gymno Parque - Hip Hop - Paulo Esparteiro; O Ginásio “Bóia” - Danças Latinas - Paulo; “Os Leças” - Esquema de Grupo - Clarisse Sim Sim; Catica - Hip Hop - Eduardo Silva; FC Barreirense – Ginástica de Grupo – Carla Almeida e Augusto Jorge.
O Plano de Desenvolvimento da Ginástica do concelho, nas suas três vertentes de intervenção, é integrado pelas seguintes colectividades: Escola Quinta Nova da Telha, Fabril, “Os Leças”, SFAL e Barreirense – Trampolins e Desportos Acrobáticos –; Associação URPI Lavradio, Associação Reformados do Barreiro, Núcleo de Ginástica Sénior 31 de Janeiro, Associação RI Santo André, Centro Social de Santo António, Centro Apoio Catica, Centro Paroquial Santo André, Santa Casa Misericórdia, Centro SP Padre Abílio Mendes, Grupo Desportivo de Palhais e Comissão M. Bairro 3 – Ginástica Sénior – e Bucha e Estica, Gymnolândia, Super Pula Gym, Gymno Parque, Ginásio “O Bóia” e Catica – Actividades de Expressão Rítmica

Livros e Artigos

  • Trampoline
  • Trampoline Handbook: The Ultimate Guide to Bouncing, Twisting & Flipping
  • Trampolining (Know the Game)
  • Backyard Trampolining: A Comprehensive Guide for the Trampolinist
  • Fundamentos de Ginástica Artística e de Trampolins
  • Manual Técnico e Pedagógico de Trampolins
  • Manual de Ajudas em Ginástica