A resposta Portuguesa... mas será esta resposta que os ginastas querem saber?

A FIG (Federação Internacional de Ginástica) anunciou a suspensão da FGP por "incumprimento de obrigações financeiras". A sanção decorre pela "falta de pagamento" das despesas da delegação nacional presente nos últimos mundiais de trampolins - responsabilidade da FPTDA.

Recorde-se que de acordo com as normas da FIG apenas uma Federação Nacional é reconhecida naquela instituição supranacional facto que implica a que todas as representações gímnicas nacionais sejam efectuadas "sob a bandeira" da FGP., não obstante trampolins e ginástica acrobática ser disciplinas tuteladas promovidas e organizadas pela FPTDA.

Foi nessa condição que a FGP "sancionou" a presença da FPTDA em São Petersburgo (Rússia, Novembro 2009) nos Campeonatos do Mundo e Campeonatos Mundiais por Idades de Trampolins.

Apesar deste estatuto de representatividade/responsabilidade, a FGP não foi informada em tempo útil, nem pela FPTDA, nem pela Organização dos Campeonatos, nem pela própria FIG da existência de valores em dívida decorrentes da presença de ginastas Portugueses nesta prova.

Quando a direcção da FGP tomou conhecimento desta situação - através de um ultimato da FIG - desenvolveu todos os esforços junto das duas entidades (FPTDA e FIG) com o objectivo de que as obrigações fossem cumpridas e as sanções evitadas.

Lamentavelmente e por questões que ultrapassam a FGP, a organização dos campeonatos ainda não confirmou a recepção do pagamento que terá entretanto sido efectuado pela FPTDA o que motivou a presente atitude da Federação Internacional de Ginástica, de acordo com o previsto nos seus Estatutos.

Até que se demonstre estar efectivamente efectuado este pagamento e cumpridos os demais requisitos estatutários da FIG nenhum ginasta nacional poderá participar em provas internacionais de Ginástica.

A FGP lamenta esta situação, mas reafirma que no âmbito das suas competências está a desenvolver todos os esforços, quer junto dos responsáveis da FPTDA quer das demais instâncias próprias, para que o problema seja rapidamente ultrapassado, sem que ocorram mais prejuízos para os seus ginastas.

Resposta oficial da Federeção de Ginástica de Portugal.

Livros e Artigos

  • Trampoline
  • Trampoline Handbook: The Ultimate Guide to Bouncing, Twisting & Flipping
  • Trampolining (Know the Game)
  • Backyard Trampolining: A Comprehensive Guide for the Trampolinist
  • Fundamentos de Ginástica Artística e de Trampolins
  • Manual Técnico e Pedagógico de Trampolins
  • Manual de Ajudas em Ginástica