Os Trampolins marcaram presença no 89º aniversário do C.O.P realizado no mosteiro dos Jerónimos localizado na majestosa Praça do Império em Lisboa.
Estiveram presentes Nuno Merino e Ana Rente do Lisboa Ginásio Clube assim como o seu treinador Luís Nunes, Diogo Ganchinho e o seu treinador Carlos Matias do Clube de Futebol Estevense e ainda Sérgio Lucas treinador da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais - primeiro clube da ginasta Ana Rente....


Veja esta noticia na sua totalidade, na renovadissima, TRAMP.COM.PT.


Para quem desejamos um óptimo regresso e um excelente trabalho...


Karavaeva and Ye 2007 World Champions


2007 World Championships finals
November 3, 2007: Irina Karavaeva (RUS) won her 5th World Champion title! Ye Shuai (CHN) became the first World Champion from Asia in men's trampoline. Gold medals for Karen Cockburn-Rosie MacLennan (CAN) and Tetsuya Sotomura-Yasuhiro Ueyama (JPN) in synchronized trampoline. Kirill Ivanov (RUS) new World Champion in DMT after beating 3 World Records. Sarah Charles (CAN) reconquered her title in women's DMT. Andrei Krylov (RUS) is the new tumbling World Champion. Anna Korobeynikova (RUS) successfully defended her title in women's tumbling.


By Lefebvre Guillaume


Ana Rente e Diogo Ganchinho garantem Pequim 2008


Depois de Nuno Merino, em 2004, é agora a vez da tomarense Ana Rente chegar aos Jogos Olímpicos. A ginasta nabantina terá a companhia de outro ribatejano, o salvaterrense Diogo Ganchinho.

“Saltitões” e “Canguris” algarvios brilharam

Com a presença da APALG (Associação de Pais e Amigos da Ginástica de Loulé) teve lugar recentemente em Santarém, o primeiro encontro de futuros grandes ginastas, denominados "Saltitões e Cangurus", numa iniciativa da Federação Portuguesa de Trampolis e Desportos Acrobáticos que reuniu dezenas de jovens entre os 5 e os 8 anos.
O Algarve esteve representado pelas jovens ginastas da Associação de Pais e Amigos da Ginástica de Loulé (APAGL), orientadas pela técnica, Brígida Dias. “As nossas ginastas, Ana Canhestro, Eunice Fonseca, Joana Anjos, Sara Carapeto e Alicia Madeira, tiveram um comportamento exemplar, divertindo-se e fazendo ginástica, saltando no tumbling e no trampolim. Muito concentradas, as nossas saltitonas e cangurus cumpriram sem falhas de relevo, os seus exercícios e julgamos que ... gostaram. Uma palavra para as mães que acompanharam as nossas ginastas, e também se divertiram, na bancada”, revelou um representante da APAGL. Esta iniciativa da Federação Portuguesa de Trampolins e Desportos Acrobáticos revelou-se um evento de grande sucesso, pois as dezenas de pequenos ginastas (entre os 5 e os 8 anos) de todo o país, passaram uma manhã a praticar ginástica, com juízes como se de uma competição se tratasse, mas o que importava era participar e sem o peso de qualquer classificação. Todos os ginastas cumpriram um circuito utilizando o trampolim, tumbling e tapete gímnico.

Eleita Comissão de Treinadores do Comité Olímpico de Portugal

A Comissão de Treinadores do Comité Olímpico de Portugal (COP) foi eleita esta segunda-feira em reunião presidida por Vicente Moura, responsável máximo do COP, anunciou hoje o organismo.
A comissão vai agora iniciar a sua colaboração com o Departamento de Apoio ao Projecto Olímpico (DAPO), tal como previsto no contrato-programa de desenvolvimento desportivo estabelecido entre o COP e o Instituto do Desporto de Portugal (IDP).
O novo órgão representativo trabalhará conjuntamente com as já existentes Comissão Multidisciplinar e Comissão de Atletas como interlocutores do DAPO.
Os treinadores das diversas federações dispõem assim de um instrumento de comunicação directo com a coordenação do Projecto Olímpico, relatando eventuais dificuldades na execução dos planos de preparação dos atletas dos Projectos Olímpico Pequim2008 e Esperanças Londres2012.
Os sete membros eleitos para a Comissão de Treinadores, representando as respectivas Federações, são Valentyn Melnychuk (Basquetebol), Rui Caçador (Futebol), Pedro Almeida (Ginástica), Rui Magalhães (Natação), José Santos (Remo), Fernando Gomes (Ténis de Mesa) e Luís Nunes (Trampolins).
Na primeira reunio, a realizar no próximo dia 2 de Julho, os eleitos cooptarão o presidente da Comissão.
Diário Digital / Lusa

Mais de 2500 atletas no Dia Olímpico 2007 em Rio Maior


Os presidentes da Câmara Municipal de Rio Maior e do Comité Olímpico de Portugal apresentaram hoje à Imprensa as Comemorações do Dia Olímpico de 2007, que vão realizar-se na Cidade Olímpica no próximo fim-de-semana, com a participação de mais de 2500 atletas de 20 modalidades.
Silvino Sequeira recordou a já longa ligação entre a cidade ribatejana e o C.O.P., que teve início em 2002 com a criação do Centro de Preparação Olímpica, e realçou a perspectiva de bater em 2008 o número de atletas do concelho presentes nos Jogos Olímpicos de Pequim, alguns dos quais (Susana Feitor, João Vieira, Vera Santos e Inês Henriques) estiveram presentes no encontro com os jornalistas.
Vicente Moura recordou os valores em causa nas celebrações do Dia Olímpico, nomeadamente os princípios do Olimpismo, as regras, o fair-play e a formação desportiva, considerando-as uma «preparação espiritual» para os Jogos Olímpicos, ao lembrar que alguns dos primeiros participantes nesta manifestação, já disputaram depois o Festival da Juventude Europeia e em seguida os Jogos Olímpicos de Atenas.
«Por isso – admitiu – é muito provável que alguns que vão ter o seu baptismo neste Dia Olímpico venham a participar no F.O.J.E. e mais tarde nos Jogos Olímpicos, talvez os de Londres 2012».
O presidente do C.O.P. também sublinhou o facto de pela primeira vez um dos patrocinadores do Comité e do Movimento Olímpico Internacional, a Samsung, se associar a estas comemorações na qualidade de sponsor oficial. A Samsung oferece um receptor de MP3 aos atletas de cada uma das 20 Federações, que mais se destaquem.
Programa
As Celebrações do Dia Olímpico têm início marcado para o final da tarde de sexta-feira, dia 22 de Junho, com a cerimónia do acender da pira olímpica, junto ao Centro de Estágio, seguido do hastear da Bandeira Olímpica e do toque do Hino Olímpico.
No sábado, dia 23, a partir das 9h00 decorrem as provas de 16 das 20 modalidades envolvidas, nas instalações do Complexo Desportivo de Rio Maior, recentemente distinguidas com o Troféu IOC/IAKS de Bronze de 2007.
Este prémio é atribuído anualmente pelo Comité Olímpico Internacional (C.O.I.) e pela Associação Internacional de Instalações Desportivas e Recreativas (I.A.K.S.) para distinguir instalações exemplares para a prática do desporto e lazer.
As provas de Ténis decorrem em Caldas da Rainha, as de Canoagem e Remo em Óbidos e as de Trampolins em Santarém.
Embora no domingo de manhã, ainda estejam previstas provas de Esgrima e Basebol, as cerimónias encerram no sábado à noite no Pavilhão Polidesportivo com um desfile dos participantes, discursos de encerramento, actuações da Tuna Académica da Escola Superior de Desporto de Rio Maior, de Classes de Ginástica, da banda musical Morangada e, por fim, com uma largada de fogo de artifício.

Corrida do Dia Olímpico 2007

Lagos recebe provaA Corrida do Dia Olímpico de 2007 vai realizar-se no dia 23 de Junho, num percurso de cinco quilómetros, traçado nas ruas da cidade de Lagos, com partida e chegada ao Estádio Municipal, com organização do Comité Olímpico de Portugal, Câmara Municipal de Lagos, Federação Portuguesa de Atletismo e Associação de Atletismo do Algarve.O atleta olímpico Nuno Merino (Trampolins), patrocinado pela McDonald's, estará presente na Corrida 2007 em Lagos, acompanhado de Atletas Olímpicos Algarvios Ana Dias, Jorge Costa, Ezequiel Canário e Carlos Cabral.No final da Corrida, todos os participantes irão formar as argolas olímpicas no relvado do Estádio, vestindo t-shirts com as cinco cores dos anéis olímpicos.Em simultâneo com a Corrida realiza-se um passeio, denominado Caminhada Olímpica, pelas ruas de Lagos, igualmente na distância de cinco quilómetros. O evento inclui um espaço de actividades desportivas nas modalidades olímpicas, uma área de actividades de fitness e um espaço saúde onde ser realizará um rastreio Cardiovascular.Podem participar na prova todos os indivíduos de ambos os sexos, de boa saúde, interessados na divulgação do movimento olímpico.Pelo seu carácter participativo, a Corrida do Dia Olímpico não atribui prémios aos primeiros atletas chegados à meta, mas todos os participantes da Corrida do Dia Olímpico e da Caminhada Olímpica receberão um diploma de presença e uma t-shirt alusiva ao evento.

Trampolins: Inês Brito apurada para a Competição Internacional por Grupos de Idades



Inês Brito alcançou, na cidade de Santarém, o "passaporte" para participar na Competição Internacional por Grupos de Idades, na modalidade de Duplo Mini-Trampolim (11-12 anos), a realizar no próximo mês de Novembro no Quebéc (Canadá).
A jovem saltadora da APAGL alcançou o 1º lugar na competição, tendo assim obtido o 2º lugar na classificação final das provas de apuramento. Inês Brito integrará a delegação de Portugal na competição, acompanhada pelo seu técnico Pedro Fernandes. Apesar dos saltadores apurados para esta competição irem representar Portugal integrados na delegação da respectiva Federação, os custos da sua participação são da responsabilidade de cada ginastas e/ou clube. Neste sentido, a concretização da presença da jovem ginasta de Loulé dependerá muito dos apoios que, eventualmente, possa vir a obter.Além de Inês Brito, também estiveram presentes na mesma competição, os saltadores da APAGL, Márcio Correia (4º lugar em DMT) e André Albano (7º lugar em DMT e 8º lugar em TRI). Nenhum destes ginastas conseguiu alcançar o desejado apuramento para o Canadá. No entanto, considerando a qualidade e a idade destes ginastas, julgamos existirem boas perspectivas de conseguirem o apuramento para esta competição mundial no ano de 2009.Também André Fernandes, sénior A na modalidade de DMT, teve uma prova de controle em Santarém para a Selecção Nacional Portuguesa de DMT, visando o Campeonato Mundial da modalidade a realizar igualmente no Canadá (Quebéc City). O saltador de Loulé alcançou o 4º lugar na classificação final. A próxima prova de controlo, a Taça FPTDA, realiza-se já no próximo dia 1 de Julho, na cidade de Loulé.

GAC da Baixa da Banheira – Moita


O Ginásio Atlético Clube da Baixa da Banheira, concelho da Moita, apurou atletas para os Campeonatos do Mundo por Idades de Trampolins, que vão decorrer no Quebéc, Canadá, em Novembro.Os três ginastas do GAC estiveram envolvidos nas provas nacionais de selecção - Cátia Alves e Patrícia Almeida e Humberto Cantante.
“Desde sempre o Ginásio Atlético Clube da Baixa da Banheira, esteve envolvido no apuramento para os Campeonatos do Mundo por Idades de Trampolins que decorrem de 2 em 2 anos.” – sublinha Idalécio Mariani, Técnico que orienta os ginastas do GAC.Este ano o Ginásio Atlético Clube da Baixa da Banheira, conseguu apurar os três ginastas que tiveram envolvidos nas provas nacionais de selecção. São eles Cátia Alves e Patrícia Almeida, no escalão de 13/14 anos, em Duplo Minitrampolim; e Humberto Cantante, no escalão de15/16 anos, em Tumbling.Atletas apurados são Campeões NacionaisRecordamos que Cátia Alves é Campeã Nacional de Minitrampolim e de Duplo Minitrampolim, no escalão de Juvenis. Humberto Cantante é Campeão Nacional de Juniores, em Tumbling; enquanto, Patrícia Almeida foi 3ª classificada, no Campeonato Nacional de Minitrampolim, na categoria de Juvenis.A Competição Mundial por Grupos de Idades, como agora é designada, vai acontecer na cidade do Quebeque, no Canadá, em Novembro.

2007 Ostend World Cup and Flanders Fliffis Cup nominative entries




Approximately 120 trampolinists and tumblers from 20 countries will compete at the World Cup to be held in Ostend, Belgium, on June 29-30, 2007. In addition, nearly 200 athletes from 13 countries will compete at the Flanders Fliffis Cup to be held in parallel to the World Cup. Detailed nominative entry lists attached. AcrobaticSports.com will provide a live coverage of the event.
Ostend, Belgium, will host a trampoline and tumbling World Cup on June 29-30, 2007. The event will be a category A World Cup.
The nominative entry lists of the World Cup and the Flanders Fliffis Cup were released yesterday.
Overall, approximately 120 athletes from 20 countries will compete in the World Cup. These 20 countries include Belgium, Brazil, Canada, China, the Czech Republic, Denmark, Great Britain, Italy, Japan, Moldavia, the Netherlands, Poland, Russia, Slovakia, Spain, Switzerland, Sweden, the Ukraine, the United States, and Uzbekistan.
52 athletes, including 1 reserve, will compete in the men's trampoline event, whereas 37 women, including 1 reserve, will compete in individual trampoline. The synchronized trampoline entry list features 15 entries in the men's and 8 in the women's. 19 male tumblers and 10 female tumblers will battle for the medals.

2007 Chinese Championship kicks off

The 2007 Chinese National Championship in trampoline kicked off today in Xiaoshan, a district of the city of Hangzhou. The event will take place from June 7 through June 12, 2007. It is an important step for the Chinese athletes on the path to the 2008 Beijing Olympics.

This event is held a little more than one month after the first major international trampoline event ever held on Chinese soil, the Kunshan World Cup, where the Chinese athletes dominated to an extent never reached before. In the men's, the top 6 of the preliminaries was trusted by Chinese athletes (Dong Dong, Lu Chunlong, Ye Shuai, Tu Xiao, Que Zhicheng, and Liu Qipeng) if guest athletes were included. In the women's, the Chinese had trusted 4 of the top 5 spots and 5 of the top 7 spots (Huang Shanshan, Zhong Xingping, Li Meng, He Wenna, and Luo Dan). In the finals, the Chinese took both gold medals and both silver medals, a performance never achieved before in 15 years of World Cup competitions.
This 2007 Chinese National Championship will be an important basis to determine which athletes will represent China at the 2007 Quebec City World Championships and at the 2008 Beijing Olympic Games. It was reported to us that due to the importance of the event, the Chinese athletes have been training even much harder than before over the last three weeks.
The top 12 athletes at this competition will go to Shanghai for an Olympic test competition that will take place on June 15-18, 2007, right after the Xiaoshan competition.

Fundão acolhe Nacional de mini-trampolim

DIVULGAR A ACTIVIDADE NA REGIÃO

Nenhum clube da Beira Interior estará representado no Campeonato Nacional, um facto que influenciou a escolha do Fundão para realização das provas. “Escolhemos locais onde a modalidade não é praticada, mas onde existam as estruturas físicas necessárias”, segundo adianta Rui Vinagre, para quem este desporto reflecte as assimetrias do País: “O Interior tem uma prática desportiva muito reduzida, comparativamente ao Litoral”. Uma situação que a FPTDA tenciona contrariar através da realização de provas e estágios em localidades como o Fundão. “É uma forma de suscitar o interesse na prática deste desporto”, explica. Este é o primeiro evento realizado pela Federação na Beira Interior. Segundo Rui Vinagre, o único interessado da região pelo mini-trampolim é a Academia de Judo de Castelo Branco. “Inscreveram-se no nosso site, mas, até ao momento, não conseguimos entrar em contacto com a associação”, conclui.A Câmara, por seu turno, aceitou o desafio “por se enquadrar nas políticas de desenvolvimento do desporto no concelho”, disse Paulo Fernandes, vereador responsável pela pasta do Desporto.



O Pavilhão Municipal Luís de Carvalho, na Cidade Sol, vai receber, no sábado, dia 9 de Junho, o Festival de Ginástica do Barreiro. Esta iniciativa, com início marcado para as 20h00, será, sobretudo, uma amostra do trabalho realizado no âmbito das actividades gímnicas.
São aguardados cerca de três centenas de atletas nesta 4ª edição do Festival, organizado pelo Plano de Desenvolvimento da Ginástica do concelho do Barreiro. Com executantes de todas as idades, esta será uma excelente manifestação da modalidade.
Depois do Desfile de Estandartes e Ginastas, o programa segue esta ordem de apresentações: Escola Quinta Nova da Telha (instituição) - Trampolins (trabalho) - Idalécio Mariani (professor); Associação URPI Lavradio – Ginástica Geral - Carla Almeida; SFAL - Acrobática - João Carvalho e Carina Teles; Bucha e Estica - Aero Kids - Luís Junho; Associação Reformados Barreiro Núcleo de Gin. Sénior 31 Janeiro - Ginástica Geral - Ana Oliveira; “Os Franceses” - Dança Moderna - Clarisse Sim Sim; Associação RI Santo André - Ginástica Geral - Vítor Duarte; Gymnolândia / Fabril - Esquema de Grupo - Pedro Nogueira e Ricardo Santos; Super Pula Gym - Ginástica Aeróbica Desportiva - Andreia Martins; Centro Social de Santo António - Ginástica Geral - Carla Almeida; Gymno Parque - Hip Hop - Paulo Esparteiro; O Ginásio “Bóia” - Danças Latinas - Paulo; “Os Leças” - Esquema de Grupo - Clarisse Sim Sim; Catica - Hip Hop - Eduardo Silva; FC Barreirense – Ginástica de Grupo – Carla Almeida e Augusto Jorge.
O Plano de Desenvolvimento da Ginástica do concelho, nas suas três vertentes de intervenção, é integrado pelas seguintes colectividades: Escola Quinta Nova da Telha, Fabril, “Os Leças”, SFAL e Barreirense – Trampolins e Desportos Acrobáticos –; Associação URPI Lavradio, Associação Reformados do Barreiro, Núcleo de Ginástica Sénior 31 de Janeiro, Associação RI Santo André, Centro Social de Santo António, Centro Apoio Catica, Centro Paroquial Santo André, Santa Casa Misericórdia, Centro SP Padre Abílio Mendes, Grupo Desportivo de Palhais e Comissão M. Bairro 3 – Ginástica Sénior – e Bucha e Estica, Gymnolândia, Super Pula Gym, Gymno Parque, Ginásio “O Bóia” e Catica – Actividades de Expressão Rítmica

Projecto Olímpico do COP sobe para 93 atletas

O número de atletas do Projecto Olímpico Pequim 2008 do Comité Olímpico de Portugal ascende a 93, após as integrações recentes de Sara Oliveira e Pedro Oliveira (Natação), Luís Araújo (Ginástica) e Diogo Ganchinho (Trampolins).Ana Rente (Trampolins), Tiago Venâncio (Natação) e Manuel Campos (Ginástica), que já faziam parte do Projecto, foram promovidos ao Nível 3, e Diogo Carvalho passou para o Nível Qualificado, que engloba os atletas com presença já garantida nos Jogos embora sem resultados para serem incluídos nos três Níveis principais.

Ana Rente e Diogo Ganchinho (Trampolins)Diogo Ganchinho é o terceiro atleta da Federação de Trampolins e Desportos Acrobáticos no Projecto Pequim 2008, no Nível 3, fruto da sua classificação de 6.º lugar, na prova de Trampolim Individual, na Taça do Mundo do Kunshan, China, em Abril de 2007.Por ter ficado em 4.ª na mesma prova e em 7.ª na Taça do Mundo de Quèbec, Canadá, Ana Rente é promovida também ao Nível 3.Ambas as integrações têm efeito a partir de 1 de Maio.

Acrotramp Clube das Caldas com novas instalações

O Acrotramp viu o sonho da ampliação da ala do pavilhão Rainha D. Leonor, que ocupa há vários anos, tornar-se realidade. A inauguração das obras de melhoramento teve lugar a 15 de Maio, Dia da Cidade, tendo estado presente na cerimónia, para além das entidades oficiais, a presidente da federação portuguesa de trampolins e desportos acrobáticos.Stélio Lage, presidente e treinador do clube, afirmou que “as coisas não foram tão rápidas quanto eu desejaria, mas antes tarde do que nunca, são instalações magníficas para a prática da ginástica e agora o clube tem que fazer todos os esforços para rentabilizar este espaço”.Com a ampliação do pavilhão, o treinador fez notar que “vai mudar tudo, é como se o clube tivesse dado um mortal, até em estruturas humanas, porque vamos precisar de mais professores, vamos abrir mais áreas de ginástica, já comprámos um praticável completo para iniciarmos no próximo ano ginástica acrobática e estamos predispostos a abrir outras, dependendo das pessoas que aderirem às inscrições”, revelou Stélio Lage.Sem as condições ideais o clube já conseguia sobressair em todos os níveis e agora com as infra-estruturas desejadas o treinador promete a continuação de muito trabalho. “Toda a vida o clube tentou ter um espaço digno para o treino, agora temos que nos estruturar para que o clube siga para sempre, esse é o meu desejo”, disse o treinador, relembrando que “há uns anos atrás trabalhávamos com meia pista e era difícil trabalhar as séries completas, agora não há desculpas de falta de espaço, só precisamos de trabalho e dedicação”.Segundo Stélio Lage, “o novo espaço é bom e faz com que abrace a causa ainda com mais força, quer no plano competitivo, como na formação e na divulgação da modalidade”, salientando que “não vivemos só para a competição, a nossa prioridade é a formação, as marcas e os resultados surgem naturalmente”.Ainda no capítulo da competição, o treinador do Acrotramp esclareceu que “vamos continuar a trabalhar, sem criar expectativas, com uma base de apoio sustentada, não vale a pena fazer promessas, temos miúdos com muito talento, mas no trajecto de um atleta há muitos im-ponderáveis”.A ampliação do pavilhão foi custeada pela Câmara Municipal, até porque as infra-estruturas serão sempre da autarquia, e englobaram a pintura da armação de todo o pavilhão, arranjo de esgotos e desvio do rio. Os aparelhos que estão no interior do espaço desportivo pertencem ao Acrotramp.
Noticia retirada do Jornalregional.com

CAMPO DE TREINOS DE TR, DMT & TU

A União Europeia de Ginástica vai organizar entre os dias 18 e 25 de Agosto p.f. o Campo de Treinos de Trampolim, Duplo mini-Trampolim e Tumbling, na cidade italiana de Cesenatico.

Esta acção destina-se ginastas de nível inicial/intermédio e inclui a intervenção de "experts" convidados para orientação das sessões de treino.

Atendendo ao número limitado de inscrições por País, deverá ser informada a FPTDA até ao dia 30 de Abril da intenção de participar, nº de ginastas por especialidade e nº de treinadores por especialidade.

Mais informações, possíveis de se aceder em: http://www.fptda.com/home.htm

Portugal ficou em terceiro à frente da Alemanha no Torneio 4 Países em Trampolins



Inglaterra venceu em Santarém competição que se realiza de quatro em quatro anos.

A selecção portuguesa de trampolins classificou-se no terceiro lugar do Torneio 4 Países, que se disputou no sábado na nave desportiva de Santarém. A Inglaterra venceu a competição, destinada a juniores e seniores de ambos os sexos, à frente da França, enquanto Portugal deixou para quarto e último lugar a Alemanha.
A equipa nacional, liderada por Sérgio Lucas, também técnico da Sociedade Filarmónica Gualdim Pais (SFGP), contou com três ginastas da região, as gémeas Ana e Andreia Robalo, ambas da Associação Desportiva de Salvaterra de Magos (ADSM), e António Vieira (SFGP). Evoluíram ainda Sílvia Saiote, Ana Pacheco, Tiago Lopes, Bruno Goldschmit e Fábio Castanho.
Os ginastas foram divididos por sexos em quatro grupos de oito elementos. Após as provas preliminares, cerca das 15h30, as finais começaram por volta das 18 horas. Para o resultado final, apenas colectivo, contou a soma das pontuações dos ginastas nas preliminares e final. Os juízes, sentados junto aos dois trampolins da competição, representaram cada um dos países do torneio.
Apesar da categoria de ingleses e franceses a quem as séries correram melhor, os portugueses não ficaram muito atrás. Quase ninguém ficou isento de erros, seja com séries falhadas por saídas do elástico ou por cometerem alguns problemas técnicos. Apesar de terem curta duração, as séries são fisicamente violentas e a cada movimento ouve-se o ginasta respirar e controlar o esforço. Outro têm certos “tiques”, como bater com a mão na zona da anca, em pleno mortal ou pirueta no elástico.
No currículo alguns dos jovens já têm muito que contar. António Vieira é campeão do mundo na categoria 13/14 anos em trampolim sincronizado, enquanto Ana e Andreia Robalo campeãs nacionais em trampolim individual.
António Vieira disse a O MIRANTE que o terceiro lugar no torneio à frente da Alemanha é uma boa classificação. “Os ingleses e francesas tinham juniores e seniores mais velhos que nós e é sempre bom poder ver e também aprender. Foi ainda um bom treino para preparar o campeonato do Mundo no Quebeque”, analisou o atleta da SFGP.
As despachadas irmãs Robalo, de Coruche, mas a praticarem a sua actividade na ADSM, também se mostraram contentes por desfrutarem de mais uma competição internacional.
Ana lembra que além da competição e de dar seguimento ao bom trabalho, valeu a pena o convívio com atletas estrangeiros, principalmente os franceses e alemães, ao contrário dos “ingleses mais distantes”. Andreia lembra que existem objectivos a cumprir também tem como objectivo vir a fazer o melhor possível no campeonato do mundo de 14/15 anos.
Torneio positivo para
técnico e organização
O seleccionador nacional, Sérgio Lucas, considera positivo o resultado alcançado no torneio de Santarém e lembra que as falhas em cima do trampolim são normais durante as competições.
“Depende sempre do momento e, em provas internacionais, uma série pode demorar cerca de 20 segundos onde tudo pode acontecer. Além disso contávamos apenas com dois seniores e seis juniores”, analisou o técnico.
Sobre os ginastas da região convocados para a selecção, Sérgio Lucas disse têm realizado um bom trabalho. Destaca António Vieira e as irmãs Robalo como exemplos de bom trabalho, também realizado nos clubes, mas existem outros atletas com potencial para a selecção nacional. “O distrito de Santarém sempre forneceu bons ginastas a Portugal e Nuno Merino e Ana Rente são bons exemplos de dedicação e trabalho a seguir”, acrescentou.
Para o presidente da Associação de Ginástica de Santarém, entidade co- organizadora da competição com a Federação Portuguesa de Trampolins e Desportos Acrobáticos, e apoio da autarquia scalabitana, tudo correu pelo melhor.
Segundo Vítor Varejão, além da afirmação do distrito no país e no mundo, a realização do torneio em Santarém permite que os ginastas federados na associação sejam cada mais observados pelo seleccionador nacional e pelos juízes internacionais, quando se deslocam ao estrangeiro. “Pode ainda estar em causa a realização de estágios e treinos com atletas de outros países, intercâmbios de experiências entre técnicos e até de equipamentos”, sugeriu Vítor Varejão.

JUDGES HEAD BACK TO SCHOOL

JUDGES HEAD BACK TO SCHOOL
Moutier FIG Office - Visaginas (LTU), March 20, 2007: Under the charming expertise of Tatiana Shuyska, Technical Committee member for Trampoline Gymnastics, a Judges' Course was held in Visaginas, situated in the eastern part of the Republic of Lithuania in the Utena County.

The course spanned a period of four intense days and included candidates from the host country, Hungary, Estonia, Kazakhstan, Georgia and Ukraine. A total of 14 participants studied in detail the difficulties and execution of Trampoline, Tumbling and Double Mini competitions.

The courtesy and competence of Sergey Albridzio, international judge and Director of the local Gymnastics School, were key factors in providing excellent conditions for this course.

COACHES REQUESTED!

Qatar Gymnastics Federation:
COACHES REQUESTED!
The Qatar Gymnastics Federation is seeking for coaches:
MAG Coach WAG Coach TRA Coach

Applicants should have at least 10 years coaching experience. CV's must be sent to: qatargym@qatar.net.qa or to the following fax number: +974 - 4655668.

Thanks for attention and best regards form Qatar Gymnastics Federation.

Mohd Al-Naimi
Secretary General

PROVA QUALIFICATIVA DE DUPLO MINI-TRAMPOLIM

PROVA QUALIFICATIVA DE DUPLO MINI-TRAMPOLIM

Todas as informações referentes a esta competição, estão disponiveis em: http://www.fptda.com/home.htm

PLANO NACIONAL DE FORMAÇÃO

A FPTDA consciente dos novos desafios por que passamos, decidiu reestruturar o seu Plano Nacional de Formação.
Possível de se aceder às informações em: http://www.fptda.com/home.htm

FLOWER CUP

Decorreu este fim de semana na cidade de Aalsmeer, mais uma edição da "Flower Cup" em Trampolim.
Consulte todos os resultados no site: http://home.hetnet.nl/~flowercup/

Analysis of the Difficulty of the 2006 Routines


Like for 2005, AcrobaticSports.com compiled a list of all the male athletes who have performed routines of 15.00 pts or more, and all female athletes who have performed routines of 13.00 pts or more at international or domestic competitions in 2006. In the men's, the main conclusion of this analytical report is that a 16.00+ pt difficulty has become widely performed in the men's and seems to have replaced 15.00 pt as a real difference-maker. In the women's, it seems that the difficulty has plateaued in 2006. Peter Jensen (DEN - 17.20 pts) and Irina Karavaeva (14.70 pts) performed the highest tariffs in 2006. 10 Russian and 10 Chinese men performed 16.00+ pt tariffs.
By Lefebvre Guillaume
Noticia possível de se aceder na sua totalidade em: http://www.acrobaticsports.com/detail.do?noArticle=2177&noCat=271&id_key=271

Distrital de Trampolins e Tumbling junta mais de 300 atletas



A cidade de Loulé acolheu, no passado fim-de-semana, o Campeonato Distrital e o Torneio de Níveis do Algarve, nas modalidades de Trampolim Individual, Trampolim Sincronizado e Tumbling. Organizadas pela Associação de Pais e Amigos da Ginástica de Loulé (APAGL) e Associação de Ginástica do Algarve, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, nas provas participaram mais de 300 saltadores em representação de nove clubes algarvios, tendo constituído “uma das maiores provas distritais” alguma vez realizada na região do Algarve. No Campeonato Distrital do Algarve, “o nível e a qualidade de alguns dos saltadores mostraram o excelente trabalho que se está a realizar nos diferentes clubes da região”. Em Tumbling, triunfaram: Infantis Femininos – Marta Leandro (Ginástica Clube de Loulé - GCL); Infantis Masculinos – Luís Afonso (Louletano); Iniciados Femininos – Inês Brito (APAGL); Juvenis femininos – Inês Martins (Louletano); Juvenis Masculinos – Gonçalo Guerreiro (GCL); Juniores Femininos – Laetitia Ribeiro (APAGL); Juniores Masculinos – André Albano (APAGL); Seniores Femininos – Marisa Guerreiro (GCL); Seniores Masculinos – João Vidal (GCL). Na modalidade de Trampolim Individual, venceram: Infantis Femininos – Daniela Francisco (Gimnofaro Ginásio Clube – GGC); Infantis Masculinos – João Sousa (GGC); Iniciados Femininos – Adriana Afonso (GGC); Iniciados Masculinos – Ivo Gabadinho (GGC); Juvenis femininos – Inês Vieira (GGC); Juvenis Masculinos – João Assunção (GGC); Juniores femininos – Inês Pereira (GGC); Juniores Masculinos – André Albano (APAGL); Seniores Femininos – Alhona Kmelinskaia (Gimnofaro Ginásio Clube); Seniores Masculinos – André Fernandes (APAGL). Quanto ao Trampolim Sincronizado, a lista de vencedores: Infantis Femininos – Daniela Francisco/ Mafalda Brás (GGC); Infantis Masculinos – Diogo Rodrigues/João Tomé (GGC); Iniciados Femininos – Adriana Afonso/ Paula Santos (GGC); Iniciados Masculinos – Ivo Gabadinho/ Jorge Moleiro (GGC); Juvenis Femininos – Inês Vieira/Luísa Canário (GGC); Juvenis Masculinos – João Assunção/ Pedro Mendes (GGC); Juniores Masculinos – Márcio Correia/ Gonçalo Palma (APAGL); Seniores Masculinos – André Albano/ André Fernandes (APAGL). Em relação ao Torneio de Níveis, venceram: Tumbling, Nível I – André Gomes (Ginástica Clube de Loulé); Tumbling, Nível II – André Pocinho; Trampolim Individual, Nível I – Magda Teixeira (Gimnofaro Ginásio Clube); Trampolim Individual, Nível II – Tatiana Lopes (Gimnofaro Ginásio Clube); Trampolim Individual, Nível III – Joana Lourenço (Gimnofaro Ginásio Clube).
Noticia desenvolvida e apresentada em: http://www.regiao-sul.pt/noticias/noticia.php?id=71410

ESTÁGIO INTERNACIONAL DE TRAMPOLIM

Os treinos da Selecção Nacional de Trampolins continuam a decorrer nos Estados Unidos. Tem sido uma semana muito exigente, não só em termos físicos, mas mais ainda no que à técnica diz respeito.
É que a Escola Russa, da qual o Técnico Dimitri Poliaroush é originário, não deixa passar qualquer pormenor, e enquanto as coisas não são feitas correctamente, não se avança no treino.
Desta vez, ao contrário do Estágio de Dezembro no Canadá, os objectivos estão centrados nos pormenores das técnicas, não só dos saltos como das ligações.
Têm sido treinos que estão divididos da seguinte forma:
- Aquecimento com passagens técnicas;
- Realização de séries completas;
- Treino das séries por partes;
- Trabalho de resistência especifica no trampolim.
De manhã, a atenção é mais focada na F1, embora a F2 não seja esquecida, e à tarde centramo-nos na F2.
Do grupo de ginastas presentes, apenas a Soraia Santana não cumpre integralmente este programa, porque está a aproveitar o facto de haver um fosso para re-aprender alguns saltos.
De resto, todos os ginastas estão a treinar bastante bem, e até mesmo o Diogo Ganchinho que vem de uma lesão, está a conseguir aguentar o ritmo dos treinos, mas também outra coisa não seria de esperar. No que diz respeito à Ana Rente e ao Nuno Merino, podemos dizer que estão iguais a si próprios, sempre a darem o máximo.
Nesta 5ª Feira realizámos uma simulação de competição, e nem o cansaço acumulado durante a semana foi obstáculo para a realização das respectivas séries.Faltam apenas 2 dias para o estágio terminar, e o balanço já é mais do que positivo. Até porque temos a certeza de que os nossos ginastas saem daqui mais motivados, e com mais garra para enfrentar o que se avizinha.
por Prof. Luis Nunes em http://www.fptda.com/home.htm

Treinamento para Trampoline

Treinamento para Trampoline - opinião da aptidão de um ônibus

Era interessante ler a observação de Simon que muitos ônibus do gym acreditam que os níveis suficientes do “da aptidão motor” podem ser obtidos com o treinamento técnico sozinho. Eu devo gostar de adicionar o peso a sua afirmação que no gymnastics (trampoline certamente) “a aptidão metabolic” requereu para executar uma rotina do padrão o mais elevado, posso melhor ser ganhado através do trabalho focalizado específico ao contrário de confiar em um by-product do treinamento técnico normal. Minhas próprias observações e medidas determinaram que pelo tempo o gymnast do trampoline executa a primeira habilidade de um voluntário que a taxa de coração está na região do bpm 170 e esta pode se levantar sobre ao bpm 200 pelos movimentos 5 7. Estas figuras variarão extremamente do gymnast ao gymnast mas está desobstruído que há uma exigência executar a última parte da rotina whilst sob o stress physiological severo. As figuras que eu cito relacionam-se a uma rotina do treinamento no gym home e se pode imaginar que as taxas de coração experimentadas em um final principal excederão extremamente esta! Somos nós que treinamos nossos performers para tolerar não somente estes stresses, mas continuamos a manter a altura, o controle e o formulário whilst fazendo assim?
o acesso completo a mais um excelente artigo produzido por, Kelly de Jack do ©, possível de se aceder em: http://translate.google.com/translate?u=http://www.brentwoodtc.org?cid=751&langpair=enpt&hl=en&ie=UTF-8&oe=UTF-8&prev=/language_tools

Anna Dogonadze to miss the beginning of the season due to injury




Olympic Champion Anna Dogonadze (GER) will miss the beginning of the season due to a spinal disc herniation, also commonly called slipped disc.
It was reported that 2004 Olympic Champion and 2001 World Champion Anna Dogonadze (GER), 34, will miss part of the 2007 season due to injury.
The native of Georgia is suffering from a spinal disc herniation, which is also commonly called a slipped disc. The doctors diagnosed that the injury was due to a slipped intervertebral disc located in the upper back that caused pain in the lower back.

Atleta da região participa da abertura dos jogos Pan-americanos



Há menos de 140 dias para o Pan-americano do Rio de Janeiro, os preparativos e a emoção estão a mil por hora. Um dos esportes que mais atraem a atenção do público nos jogos é a ginástica, artística e rítmica. Outra modalidade do esporte vem surgindo no país e promete agradar. É a ginástica de trampolim, que utiliza performances acrobatas e de trapezistas de circo, com seus saltos realizados a partir do impulso da rede de segurança. Sua estréia como modalidade olímpica aconteceu nos Jogos de Sydney, na Austrália, em 2000. Sobre uma tela, geralmente de nylon, de 5m x 3m, o atleta salta até atingir cerca de 6m de altura e executa 20 elementos técnicos. Há também o trampolim sincronizado, em que atletas se apresentam em trampolins diferentes, mas executam os movimentos simultaneamente. As provas de ginástica acontecerão na Arena Olímpica do Rio e no Pavilhão 3 do Complexo Esportivo Riocentro, na Barra da Tijuca.A região Sul Fluminense tem seu representante no esporte e pode vir a ter bons frutos. O atleta é Bruno Marini, 19 anos, nascido em Barra Mansa, que pratica o esporte desde os quatro anos, mas não vai representar o Brasil no Pan. De acordo com Bruno, a sensação de ficar de fora é de incômodo. “É muito incômodo, pois você treina muito para conseguir a vaga. Ainda mais num evento importante como esse”, conta. Para Bruno, agora sua motivação é outra. “Agora minha motivação é a participação da abertura da ginástica de trampolim”, afirma. Bruno acredita que o esporte está no início. “A ginástica de trampolim não é muito conhecida no país, ainda, por isso temos certas dificuldades. Porem, continuo na luta e espero que no futuro possa colher frutos do meu esforço”, garante.Se depender de treinamento o atleta tem grande chances. Bruno, que faz faculdade de Educação Física, treina cerca de cinco horas por dia. “De manhã estou na faculdade, mas na parte da tarde treino e à noite ainda faço musculação”. Mesmo fora do Pan, Bruno espera bons resultados para o ano. “Este ano é importante, pois acontecem várias etapas da Copa do Mundo. Estou me dedicando para as etapas da Bélgica e da Bulgária. Em novembro vou participar do Campeonato Mundial Profissional no Canadá e espero conquistar medalhas para o Brasil”, deseja. Para o atleta, a grande revelação do Pan será a ginasta Giovana Bastos, 17 anos, do Rio. O atleta recebe auxilio do programa Bolsa-Atleta e da Prefeitura de Piraí, que custeia suas despesas e dos atletas da cidade. “Sem esse apoio seria impossível continuar”, afirma. Para Bruno, a ginástica de trampolim esta evoluindo. “Por não ser tão conhecida está crescendo bastante. Nosso intuito é fazer crescer o esporte na região e assim despertar o interesse em outros atletas”, conta. De acordo com o atleta, incentivos ao esportes são essenciais. “Projetos como esse da cidade de Piraí são inovadores. É bom saber que outras cidades já estão seguindo esse exemplo”, avalia. A treinadora do atleta, Shirley Arantes, lamenta que Bruno não participe do Pan e afirma o potencial do atleta. “O Bruno é um fenômeno. Infelizmente não conseguiu se classificar para o Pan do Rio, mas novas oportunidades virão e Bruno vai poder mostrar seu potencial”, salienta.

Sporting Clube Portugal EM DESTAQUE


Ainda agora começou a época, e já o SCP dá nas vistas pelo trabalho que desenvolve todos os dias no seu ginásio.


A participação do Sporting nos campeonatos distritais de duplo mini-trampolim foi altamente positiva, já que os "leões" conquistaram 11 títulos e mais de 50 por cento dos saltadores sportinguistas apuraram-se para os Campeonatos Nacionais.Os "leões" alcançaram seis títulos individuais, quatro colectivos e um campeonato distrital por equipas no esclão formação.


Estes resultados ainda não se reflectem ao nível dos juniores A e séniores A, mas certamente não faltará muito para começarem a aparecer alguns atletas do SCP, na nossa equipa nacional de júniores.


Resultados do Distrital DMT de Lisboa - atletas SCP:


Ginastas com títulos Individuais :Infantis: Carlota Cunha (feminino) e Diogo Santos (masculino);Iniciados: Rita Cunha (femininos) e Duarte Fernandes (masculinos);Juvenis: Carolina Duarte (femininos) e Diogo Abreu (masculinos).


Títulos Colectivos:Infantis masculinos – Diogo Santos(1.º); Diogo Mocho (2.º); Tiago Costa (3.º) e António Carvalho (11.º);Iniciados femininos - Rita Cunha(1.ª); Joana Mota (2.ª); Ana Domingues (5.ª) e Catarina Bukovac (8.ª);Iniciados Masculinos - Duarte Fernandes (1.º); José Duarte (2.º); Sérgio Domingues (4.º) e José Domingues ( 7.º);Juvenis Femininos - Carolina Duarte (1.ª); Clara Carvalho (5.ª) e Ema Rodrigues (11.º);


Ginastas directamente apurados para o Campeonato Nacional (não têm obrigatoriamente de participar no Regional) – Carlota Cunha, Carolina Fernandes, Diogo Santos, Diogo Mocho e Tiago Costa – todos na categoria de Infantis;Rita Cunha, Joana Mota, Duarte Fernandes, José Duarte – todos na categoria de iniciados;Carolina Duarte e Diogo Abreu na categoria de JuvenisJoão Maria Carvalho – na categoria de Juniores B.

Trampoline World Cup Final




AND A TROPHY FOR GREAT BRITAIN!

Birmingham / FIG Office, November 25: Record crowds and an electrical atmosphere for the British edition of Trampoline and Tumbling's World Cup Final. As previously announced, the discipline's best was on the start list and the public hasn't been disappointed.
British Gymnastics impeccably prepared the event. The association is more than familiar with large-scale events and proved it by a top notch welcome, lavish opening show and the panache of its emcee, who excited the audience with rare talent!

To end this event, it should be said that British Gymnastics has earned the title of perfect organiser for offering athletes optimal facilities that put them at a real advantage.

Trampolinists can now enjoy a much-deserved rest while they contemplate Olympic qualifications, set for autumn 2007 in Quebec!

1972 "Rebound International" Magazine


Os responsáveis pelo site acrobaticsports, voltam a surpreender tudo e todos, desta vez, colocando um artigo referente a um verdadeiro regresso ao passado da nossa modalidade.


aqui fica uma pequena parte do artigo publecado, em inglês:


Trampoline legend Ron Munn and AcrobaticSports.com offer you the opportunity to (re)discover an exceptional historical document: the "Rebound International" magazine published in 1972 by Bob Bollinger. The magazine featured many articles of great interest, including on Alexandra Nicholson, Paul Luxon, Robbie Bollinger and Ronnie Merriott, and the U.S. and international controversies of the time. Many historical pictures attached.


Ginastas ribatejanos em sarau que junta os melhores portugueses

Os ginastas ribatejanos Nuno Merino, Ana Rente e Diogo Ganchinho, foram cabeças de cartaz do sarau de ginástica que reuniu os 140 melhores atletas portugueses nas várias disciplinas da modalidade. O sarau, que se realizou no sábado, dia 3, no Pavilhão do Casal Vistoso, em Lisboa, serviu também para mostrar o trabalho desenvolvido pelos clubes e federação que colocou Portugal próximo do topo da modalidade.
Esta I Gala da Ginástica contou com oito disciplinas de ginástica e também exibições de ginástica acrobática, nomeadamente os trampolins, com a presença do nabantino Nuno Merino, sexto classificado nos Jogos Olímpicos Atenas2004.
"Trata-se de promover a modalidade, divulgando-a numa grande gala com os melhores atletas, incluindo transmissão televisiva em diferido na tarde de domingo, para conquistar novos públicos", disse a presidente da Federação Portuguesa de Trampolins e Desportos Acrobáticos (FPTDA), Celeste Gil.
Além de Nuno Merino, Ana Rente e Diogo Ganchinho, todos envolvidos no projecto olímpico Pequim2008, Celeste Gil adiantou que há "mais uma ou outra ginasta com potencial, embora com mais caminho a percorrer" até aos Jogos Olímpicos Londres2012.
Ainda segundo Celeste Gil, a FPTDA pretende organizar já em 2008 uma das etapas da Taça do Mundo de Trampolins, decorrendo neste momento negociações com as entidades envolvidas, nomeadamente a autarquia de Loulé, local escolhido para o evento, após Coimbra ter acolhido a Taça do Mundo de Ginástica Acrobática, há cerca de dois anos e meio.

Acção de formação para todos em Torres Novas

Associação de Ginástica de Santarém (AGS) vai promover uma acção de formação, no dia 3 de Março, na área da “Ginástica para Todos”, anteriormente denominada “Ginástica Geral”. A acção de formação pretende colaborar na formação pessoal e profissional de professores, ginastas, treinadores e outros, na sua abordagem introdutória da modalidade. Sendo a ginástica uma modalidade de constante mudança e evolução técnica, a AGS entende que será oportuno criar mais um momento de transmissão dos conhecimentos actuais, quer no contexto do clube, quer no contexto escolar. Será uma acção de formação acessível a todos e que permitirá criar novas ideias para colocar em prática, no clube ou na escola. Os conteúdos desta formação abordarão preferencialmente a Ginástica Artística Masculina e Feminina, nível introdutório, e a abordagem da Ginástica na Escola, desenvolvendo e explorando os jogos, circuitos, progressões, ajudas e segurança, assim como alguns conteúdos relativos aos programas do Desporto Escolar actual, nas modalidades de Ginástica de Grupo, Trampolins, Tumbling e Acrobática. Sendo uma iniciativa promovida pela Associação de Ginástica de Santarém, contará com o apoio do Município de Torres Novas e da União Desportiva e Recreativa da Zona Alta, uma das colectividades com mais tradição distrital em Ginástica Artística. Os professores/ treinadores João Chu e Sérgio Maurício enquadrarão o corpo docente da acção, que deverá ter uma componente teórico-prática. Mais informações em http://www.zonaalta.net, ou no Complexo Gímnico de Torres Novas.

Vietnam launches a trampoline development plan


The Vietnam Committee for Sports and Physical Culture recently decided to launch trampoline in the country. The Committee is building a plan to introduce the sport of trampoline in 2007, according to sports officials.
With the introduction and development of trampoline, Vietnam will become the third Southeast Asian country to train athletes in trampoline. Thailand and Malaysia have also launched trampoline programs in recent years.
Trampoline became part of the Olympic program at the end of 1997. The first trampoline competition at the Olympic Games took place at the 2000 Sydney Olympics. The sport became part of the program of the Asian Games at the recent 2006 edition of the Asian Games in Doha.
Among the Asian countries practicing trampoline, Japan, China, and Uzbekistan count among the top countries in the world. Israel, Qatar, Kazakhstan, Kuwait, Hong Kong have also competed at various international competitions, sometimes exhibiting competitive or promising performances.
By Lefebvre Guillaume

Júnior louletano integra selecção nacional


Porque neste blog gostamos de dar valor a todas as notícias, aqui fica a noticia publicada no Jornal Região Sul, ainda referente a recente prova Torneio "Mestre Josef Sammer".

O saltador da Associação de Pais e Amigos da Ginástica de Loulé (APAGL), André Albano, vai integrar a equipa nacional júnior, em virtude dos bons resultados durante o Torneio "Mestre Josef Sammer", disputado em Torres Vedras. Na terceira edição da competição, aquele atleta esteve em evidência, obtendo o 1.º lugar e uma excelente pontuação nos seus saltos nas séries preliminares - os requisitos necessários para integrar a equipa nacional júnior de Duplo Mini-Trampolim. Todos os saltadores da equipa de Loulé estiveram "ao melhor nível, tendo obtido vários pódios - mostrando assim o grande trabalho que se está a realizar em Loulé nas modalidades de Trampolins e Tumbling", sob a orientação técnica de Pedro Fernandes e Lina Silva, refere a associação. Em Duplo Mini-Trampolim, destaque para a jovem Inês Brito (escalão 12-13 anos) alcançou um bom 3º lugar; Márcio Correia também foi 3.º (na prova ganha por Albano); e o sénior André Fernandes, depois de ter sido apurado para as finais em 1.º lugar, obteve o 2.º lugar na classificação final. Por outro lado, durante o Torneio AcroAlgarve 2007, realizado recentemente, o trio feminino da APAGL constituído por Débora Gonçalves, Rita Fonseca e Joana Estevens garantiu a 2.ª posição na sua categoria.




Aqui ficam o nossos desejos de boa sorte para os atletas desta região para a restante fase da época, e os parabéns pelo trabalho que tem sido desenvolvido nesta zona do país na modalidade dos Trampolins.

Campeonato do Mundo de Trampolins 2007









Em ano de mundial, não podiamos deixar de começar por apresentar aquele que é o evento mais esperado nos últimos quatro anos.
Tendo em conta que é o local onde se vão dar a conhecer, os nossos próximos olímpicos, isto é, os atletas que vão representar a nossa modalidade naquela que é a prova mais mítica de todo o universo desportivo, os Jogos Olímpicos.
Os Jogos Olímpicos, a prova a que muitos atletas apenas podem ter o sonho de participar, visto o seu nível de qualidade ser tão elevado e a sua forma de qualificação apenas permitir aos melhores dos melhores estar presente.
Não sendo a única atracção do Campeonato do Mundo de Trampolins, pois esta prova só por si, já se encontra ao mais alto nível da nossa modalidade, ou não estivessemos a consagrar, os melhores atletas de todo o mundo da nossa modalidade!
Por estas razões, e porque muitos certamente não se podem deslocar ao Quebec, Canadá. Aqui fica a página oficial da competição.

MANUAL F.P.T.D.A. 2007

Já se encontra disponível para download, o novo manual da F.P.T.D.A. de 2007.
O novo manual, esclarece todas as alterações previstas para esta época ao nível do programa dos pré - infantis, pois este ano passaremos a ter novas categorias, designadas de "Saltitões e Cangurus".
Estas categorias, trazem consigo uma nova forma de avaliar as prestações dos ginastas mais novos. Recomenda-se que todos os treinadores se encontrem informados sobre as mesmas.
Também, o calendário competitivo foi sujeito a um novo formato, passando a recorrer de uma qualificativa como principal forma de acesso ao campeonato nacional.
As novas alterações, entre outras matérias, podem ser verificadas e analisadas no novo manual da F.P.T.D.A. 2007.
Disponível para download em http://www.fptda.com/home.htm.

Brentwood Trampoline Club



Aqui fica uma referência para os mais interessados no estudo desta modalidade.
Aqui podem ter acesso às várias áreas que envolvem o clube, apesar de que, no nosso ponto de vista realça-se pelos artigos que dispõe sobre os vários temas que envolvem o treino nos trampolins. Desde o perder saltos até as técnicas mais básicas dos trampolins, tudo explicado de uma forma simples e fundamentado com bases biomecânicas.
Relembro, que ainda à bem pouco tempo a F.P.T.D.A. trouxe até Portugal, dois excelentes técnicos ingleses que nos propocionaram momentos alusivos à importância da biomecânica na aprendizagem das técnicas de trampolim.
Juntamente com outros artigos, fichas de avaliação, exercícios físicos e outras matérias, consideramos um óptimo sítio para passar algum tempo a investigar e procurar novas formas de melhorar os seus treinos.
Damos a ajuda aos interessados , o site na parte inferior esquerda têm as várias línguas para qual se encontra traduzido, nas quais se encontra a tradução portuguesa.
Boa pesquisa e óptimos treinos!!!

Sarau de Gala da Ginástica 2007



Segundo a F.P.T.D.A., a mesma em conjunto com a F.G.P. e, com a colaboração da CM Lisboa, vão levar a efeito o primeiro SARAU DE GALA DA GINÁSTICA 2007, que terá lugar no dia 03 de Fevereiro, pelas 21H00 no Complexo Desportivo Municipal do Casal Vistoso em Lisboa.
Trata-se de uma iniciativa, onde estarão presentes os melhores ginastas da actualidade de todas as especialidades das actividades gímnicas. Estamos certos que assistiremos a um evento de diferenciado nível e que será também o retomar do verdadeiro espírito dos Saraus de Gala.
A todos aqueles que gostam da ginástica e procuram um espectáculo de ímpar qualidade, não devem perder esta oportunidade única. Fonte:F.P.T.D.A.
Isto, no mesmo dia (3 Fevereiro, ainda por confirmar) em que se realiza o distrital de Duplo-mini trampolim em Mem Martins, o que para os que gostam de Ginástica, este vai ser um dia cheio de emoções e muita alegria.

III TORNEIO DE GINÁSTICA - Mestre Josef Sammer



Pois é malta, foi este fim de semana que se realizou a 1ª prova de trampolins da época 2006/2007.
Refiro-me ao III TORNEIO DE GINÁSTICA - Mestre Josef Sammer, uma bela prova para começar a expovitar os nossos atletas para uma época recheada de sucessos.
Quem pode, e teve o prazer de se deslocar até Torres Vedras, pode ver um pavilhão cheio de ginastas com enorme vontade de mostrar tudo aquilo que têm aprendido e treinado desde que iniciou a nova época desportiva.
Certo que se trata de um torneio que apenas envolve duas disciplinas, Duplo-mini e Tumbling, das três possíveis na nossa área. No entanto, não deixa de ser uma prova importante para a nossa temporada.
Para muitas crianças, esta terá sido a primeira prova de trampolins das suas carreiras, o que só por si, já torna a prova muito importante.
Não na prespectiva com que certamente vêm os ginástas mais experientes e os seus respectivos treinadores, mas também para estes, este torneio se torna bastante produtivo, se assim for o desejo e o enquadramento dado pelos treinadores na preparação anual dos seus ginastas.
Em jeito de resumo, penso que quem teve o previlégio de assistir a esta prova, já pode ver um bocadinho daquilo a que nós chamamos de "boas séries" e fundamentalmente muita alegria nos rostos dos pequeninos, "grandes campeões" que deixam os pais todos orgulhosos.
Os meus parabéns a todos os participantes, e que se inicie a melhor época desportiva de todos os tempos, ou não estivessemos nós em ano de apuramento Olímpico.

BEMVINDOS

Bemvindos ao novo Blog dos Trampolins.

Este Blog, tem como objectivo, ser um espaço onde se pode ter acesso a noticias nacionais, internacionais, análise de artigos e discussão dos assuntos que se encontrem na ordem do dia no mundo dos Trampolins.

Desta forma, pretende-se que exista maior informação sobre a modalidade que nós todos adoramos.

Os meus agradecimentos a todos aqueles que colaborarem com artigos, comentários e noticias.

Grande abraço, e bons treinos!!

Livros e Artigos

  • Trampoline
  • Trampoline Handbook: The Ultimate Guide to Bouncing, Twisting & Flipping
  • Trampolining (Know the Game)
  • Backyard Trampolining: A Comprehensive Guide for the Trampolinist
  • Fundamentos de Ginástica Artística e de Trampolins
  • Manual Técnico e Pedagógico de Trampolins
  • Manual de Ajudas em Ginástica